sábado, 24 de julho de 2010

Dicas: Ferramentas Web 2.0

A Web 2.0 oferece várias ferramentas que podem facilitar nossa vida. Veja dicas de colo utilizar duas ferramentas bastante conhecidas:

Ferramenta 1: Slideshare

O Slideshare pode ser aproveitado tanto pelo educador quanto pelo aluno. O professor pode encontrar aí apresentações em Power Point, vídeos, textos em PDF e Word que, respeitando os direitos autorais, pode servir como recurso ilustrativo para uma aula prática ou para apresentação introdutória sobre determinado assunto. Já o aluno pode ver aí uma ótima chance para conhecer rapidamente sobre um determinado assunto sem precisar ler livros e mais livros.

Para podermos ter acesso aos materiais pra download, podemos fazer um cadastro gratuito que também nos dá o direito de compartilhar material de nossa autoria que pode ser útil a outras pessoas. Na verdade o Slideshare é um ambiente de compartilhamento de arquivos e, mais do que isso, de compartilhamento de experiências e práticas que dão certo. Uma vez identificado um material do nosso interesse, poderemos colocar links no nosso Blog que remetam ao site para aquelas apresentações que por algum motivo não são disponibilizadas para download.

Ahn, mas o site é em Inglês... e agora?

Ora, você pode mudar o idioma na parte superior do site, num campo chamado “all languages” (outras línguas/idiomas), e desfrutar de tudo o que o site pode oferecer.
Quer conhecer o site? Clique abaixo e delicie-se!
http://www.slideshare.net/


Ferramenta2: Picasa
O Picasa é, sem dúvida, uma das ferramentas mais populares e usadas no mundo inteiro no que diz respeito a compartilhamento e armazenamento de fotos. Nele você pode criar uma conta e fazer um backup de suas fotos para acesso público ou limitado só para os seus contatos.
Além de um ótimo visualizador gratuito de fotos de alta, ele ainda esconde a utilidade de servidor de imagem para dar suporte a outras ferramentas da Web 2.0, onde sua foto armazenada pode até ser apresentada no template do seu blog. Ele tem uma vinculação com a conta do Google, e se você já tiver uma conta nem precisa criar outra senha.
Costumo dizer que o Picasa possui mil e uma utilidades. Um delas é a comodidade que você tem para fazer upload das fotos do seu computador para a web por meio do mesmo programa instalado no seu computador para visualizar as fotos, numa plataforma fácil e intuitiva. E lá você as armazena por pastas, renomeando-as caso seja de sua preferência. E a nova versão Build 3.6 (em testes) já disponibilizada pelo site do Baixaki (veja o link) já permite edição de suas fotos. Incrível não é?
Para quem quiser botar a mão na massa, segue o link: http://www.baixaki.com.br/download/picasa.htm .

Nenhum comentário:

Postar um comentário